Navegue na Pipa

Ver Ruas

O que você procura?

Santuário Ecológico

Adicionar aos favoritos
Contato 55 (84) 3201-2007 / (84) 9982-8044

Descrição

O Santuário é uma pequena amostra da paisagem original que existia no litoral nordestino no final do século XV. 

Instalado em uma área de 120 hectares de Mata Atlântica, o Santuário Ecológico de Pipa oferece trilhas sinalizadas que conduzem a mirantes e praias. No caminho, a observação de sagüis, aves e répteis é constante. Para fazer visitas guiadas é necessário agendar com antecedência.

O Santuário tem sido organizado para incentivar os passeios a pé, priorizando a saúde física, a tranquilidade mental e o contato pessoal com a Natureza. Ao longo das falésias e pelos cantos mais sugestivos da floresta existem trilhas panorâmicas dotadas de mirantes e outros locais de contemplação.

Há 3 setores e 16 trilhas abertas ao público, cada uma com diferentes objetivos e atrações. 

Os estacionamentos são distribuídos de forma a facilitar o acesso às diferentes trilhas.

Qualquer que seja o roteiro escolhido, não deixe de conhecer os mirantes da Prainha e das Tartarugas, ambos com vista para o mar.

Para quem tem fôlego, uma escada de 150 degraus leva à bela Praia do Madeiro.

De janeiro a junho, os visitantes podem acompanhar aberturas de ninhos de tartarugas marinhas, coordenadas pelo Projeto Tamar (ligue antes para confirmar as datas). 

Visto que na região de Pipa acontece desova de tartarugas marinhas, este projeto visa à proteção desses animais, que são acompanhados desde à desova e durante o seu nascimento dos filhotes, com o objetivo de garantir o ambiente natural e casual que a vida requer para ajudar na sobrevivência desses pequenos seres.

 

Seguem-se algumas anotações sobre as principais trilhas pela reserva, onde você terá oportunidade de conhecer segredos da vida das plantas e animais e lendas de Pipa.

1) CAMINHO DO JACU - trilha luminosa e serena que passa pelo ponto mais alto da chácara, onde uma torre de incêndio oferece uma vista panoramica do litoral e das matas da região. É neste reduto que encontra-se uma das aves mais ariscas do santuario, o JACU.

2) CAMINHO DA JIBÓIA - trilha sombreada e serpentina onde se encontrou em 1980 uma enorme jibóia. No ponto mais baixo, lugar mais ermo da floresta, pode-se observar animais silvestres saciando sua sede numa pequena piscina.

3) VEREDA DA MOÇA BRANCA - trilha encantadora a beira-mar (a 70m de altitude!) onde você imagina a qualquer momento deparar com evanescente deusa das matas. Mas a bela moça branca que dá nome a trilha é outra.....

4) PASSEIO DA PEROBA - este caminho espaçoso leva a pessoa num gracioso túnel por baixo dos galhos retorcidos de pororocas e perobas, para contronar a precipitosa Ponta do Madeiro. Dos vistosos mirantes pode-se observar os golfinhos e tartarugas marinhas mergulhando nas ondas e toda extensão do litoral da Ponta de Tabatinga à Ponta do Cabo Verde.

Não deixe de visitar!

Horário: das 8h às 17h.

Solicitamos que os visitantes subam da praia até as 16:00 hs e retornem à entrada até as 17:00 hs, para permitir o fechamento dos portões.

 

CUIDADOS

Antes de partir, o visitante deverá se informar sobre a condição da trilha escolhida, a qual depende do programa semanal de limpeza e podação.

Pedimos a todos que ajudem a manter a harmonia ecológica da área e minimizem o risco de acidentes, observando as regras de comportamento na floresta.

 

REGRAS DE COMPORTAMENTO NA FLORESTA

1º Usar Roupas adequadas.

6º Jogar lixo somente nos cestos.

2º Não levar animais domésticos.

7º Não sujar as fontes de água.

3º Cuidar para não provocar incêndios.

8º Andar com cuidado pelos caminhos para não provocar acidentes.

4º Respeitar as cercas e portões.

9º Escutar as orientações do guia.

5º Não desviar das trilhas.

10º Respeitar a vida da floresta.

 



Localização

Pipa

Vídeo

Detalhes do anúncio

ID do anúncio: 196
Exibido: 1634
Expira: 11-12-2030
top