O quebra da autoescola é uma modalidade que tem sido muito procurada nos últimos anos e pode oferecer aos interessados a opção de obter a Carteira Nacional de Habilitação de forma mais rapida e assertiva.
É importante, entretanto, que se pesquise antes sobre o fornecedor do serviço para garantir que tudo aconteça de acordo com a legislação vigente e, assim, evitar possíveis infrações.
Como funciona o quebra da autoescola?
O quebra da autoescola é uma modalidade de “ajuda” oferecida por operadores que prometem facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Essa modalidade possibilita ao interessado pagar uma quantia para realizar a prova prática do Detran, também chamada de “prática de direção veicular”, de forma correta para obtenção da permissão para dirigir.
Tais serviços de quebra da autoescola existem para que os interessados consigam “quebrar” o processo de habilitação, que geralmente é tramitado nos departamentos de veículos (Detrans) dos Estados.
O serviço oferece aos interessados uma análise prévia (livro e vídeo teóricos) de todas as matérias presentes na prova teórica, além de providenciar o “aluguel” de um carro para realização das provas práticas, com seguro para eventuais danos ou acidentes que o habilitando em prova possa provocar.
Essa modalidade de serviço tem sido muito procurada por candidatos que não desejam perder tempo na habilitação, seja por não dominar o conteúdo teórico, ou mesmo por não terem condições para realizar as aulas teóricas e práticas na autoescola convencional. Inclusive, há muitas pessoas que desejam comprar habilitação.
O que a lei diz sobre o quebra da autoescola?
Devido a essa procura e ao grande número de sites e anúncios de vários serviços de quebra de autoescola, um dos principais cuidados a serem adotados é o de verificar se estão lidando com um serviço que enquadra na Lei nº 12.918/2013, que entrou em vigor no ano de 2013, e que normatiza a autoeducação nas atividades de trânsito.
Muitos serviços de quebra da autoescola preservam todos os procedimentos legais da CNH e a segurança oferecidas pelos estabelecimentos autorizados pelo Detran, tais como provas teóricas e práticas, simulado das provas teóricas, Plataforma Online para acompanhamento da habilitação (OBD), uso do veículo de escola nas aulas práticas, carteira provisória de habilitação para acompanhamento do candidato e assessoria jurídica para regularização do processo.
Porém, nem sempre os serviços de quebra da autoescola são seguros e oferecem suporte para seguir corretamente os procedimentos legais definidos pelo Detran. Por este motivo, é fundamental pesquisar sobre o serviço cuidadosamente para se certificar de que se trata de um empreendimento seguro e responsável.
Em geral, o financiamento desses serviços de quebra da autoescola varia de acordo com o tipo de veículo, o número de aulas, a localidade e a disponibilidade de veículos prontos para a realização da prova prática.
Nesse sentido, existem serviços que adquirem a praticabilidade de prova como meio único para obtenção da CNH e geralmente não exigem aulas práticas e teóricas para a realização de prova prática do Detran. Como benefício extra, também são fornecedos, geralmente, os serviços de reparo e manutenção de veículos se eles forem danificados durante a realização da prova.