A taxa de turismo, o que é e para que serve?

Quando viaja, certamente já se deparou com um valor extra que surge nas contas do hotel. Se não viajou, e está a pensar em fazê-lo, fica então aqui o alerta e a informação sobre esse valor. Estamos a falar da taxa de turismo.

A taxa de turismo surge naturalmente do crescimento da importância do turismo nas economias de algumas cidades, regiões e mesmo países. Com o aumento do número de visitantes em determinadas áreas, como monumentos, centros citadinos, ou áreas naturais, surgiu a necessidade de preservar esses locais face a pressão crescente de ter centenas, ou mesmo milhares de pessoas visitando esses locais diariamente.

Muitos desses sítios são abertos, não se paga entrada para os ver, mas mesmo assim, precisam de manutenção, que custa dinheiro. E, ainda que se possa argumentar que as autoridades ganham indiretamente dinheiro com as despesas dos turistas na restauração, hotelaria, etc., a verdade é que não havia uma forma direta de cobrar esse valor nos turistas.

Assim podemos pensar nessa taxa turismo como um bilhete para visitar essa cidade, ou esse país. Esses valores cobrados são então enviados para a preservação, manutenção e funcionamento dessas infraestruturas, bem como para outras ações rotineiras das cidades.

Por outro lado, se estiver pensando que isso tudo é bobagem, e os governos e municípios só estão procurando maneiras de se aproveitar dos turistas, nós não o vamos dizer como errado, mas também não confirmamos.

E de que maneira se manifesta então essa taxa? Geralmente é um valor que é cobrado, por noite, por pessoa, na sua reserva de hotel. Umas vezes você nem nota esse valor, pois ele é automaticamente anexado ao valor do seu a alojamento, outras vezes é somente acrescentado no final, ao fazer o check-out.

O valor é variável, sendo definido por cada município. Pode ser um valor fixo, por exemplo 3 euros por pessoa, por noite, ou ser um valor em percentual do valor do quarto. A primeira opção é a mais comum. Algumas situações são alvos de exceção. Por exemplo, se as pessoas se deslocam por motivos de tratamentos de saúde, guias turísticos, ou se forem menores. Mas tudo isto varia sempre consoante as políticas locais.

Onde se paga esta taxa? Por exemplo na europa está-se tornando bastante comum. Podemos encontrar esta taxa em países como a França, onde custam em média 4 euros por noite, por pessoa, Alemanha, entre 5 euros por noite/pessoa, ou até 5% do valor da estada, Itália, onde os valores variam muito, desde os 3 euros até aos 10 euros, em Roma, Portugal, onde se paga 2 euros por noite, pessoa, até ao máximo de sete noites, ou Espanha, onde no território continental a média são 2 euros enquanto nas ilhas é de 4 euros por noite, e por pessoa.

Mas se pretende viajar para outros destinos que não estes, e pretende saber se tem de pagar esta taxa, a melhor aposta é pesquisar nos sites das prefeituras ou regiões, pois muitas vezes estes sítios indicam se existem essas taxas, e qual o seu valor.

Deixe um comentário