El Calafate é uma cidade que fica a 185 metros acima do nível do mar, a 320 quilômetros de Río Gallegos, na província argentina de Santa Cruz, e que leva o nome de uma árvore que dá frutos roxos e flores amarelas.
Um dos destinos turísticos mais importantes da Argentina, graças às geleiras espetaculares, uma beleza natural como poucos graças ao Parque Nacional Los Glaciares, que você também pode desfrutar com um passeio de barco pelos canais do Lago Argentino.
Existem diferentes passeios que percorrem o Parque Nacional Los Glaciares e onde você pode ver os 47 blocos de gelo espetaculares, como Viedma, Uppsala, Bolado, Moyano, Marconi e Peineta, entre outros, e que como um todo são Patrimônio Mundial a humanidade. 13 das geleiras fluem para o Oceano Atlântico.
O mais famoso é o glaciar Perito Moreno, que tem pelo menos cinco quilômetros de comprimento e sessenta metros de altura e foi considerado a Oitava Maravilha por causa das vistas espetaculares que você pode apreciar a partir daí.
Em El Calafate, você também encontra a fauna mais variada, como pumas, raposas cinzas e vermelhas, cisnes de pescoço preto, emas, cordeiros da Patagônia, águias ou guanacos.
O clima na região é seco e a temperatura média no verão é de 19ºC e no inverno de -2ºC, para que você possa usar roupas quentes, se não quiser congelar.
No inverno, eles celebram seu popular “Festival do Gelo”, uma festa que dura três dias. El Calafate tem um aeroporto internacional e conexões diárias com Buenos Aires, Bariloche ou Chile, entre outros.
De Buenos Aires, você também pode ir de carro, embora demore cerca de 34 horas, o que não é algo ruim, para a maravilha que você poderá ver, é claro que valeria a pena. Um destino para visitar pelo menos uma vez na vida.