Como melhorar as habilidades de pensamento crítico

O pensamento crítico é a arte de usar a razão para analisar ideias e ir mais fundo para chegar ao nosso verdadeiro potencial. 

O pensamento crítico não é pensar mais é pensar melhor. Aperfeiçoar suas habilidades de pensamento crítico pode despertar uma vida inteira de curiosidade intelectual. Mas a jornada não é toda otimista. 

O pensamento crítico requer muita disciplina. Ficar no caminho certo exige uma combinação de crescimento constante, motivação e capacidade de olhar para si mesmo com honestidade, mesmo diante de alguns fatos desagradáveis.

Confira abaixo como melhorar as habilidades de pensamento crítico, ainda mais quando estiver fazendo redações para concurso militar da marinha.

Melhorando habilidades de questionamento 


Questione suas suposições

Fazemos muitas suposições sobre quase tudo. É como nosso cérebro processa certas informações e como vivemos na vida cotidiana. Você poderia dizer que eles são a base de nossa estrutura crítica. Mas e se essas suposições se revelarem erradas ou, pelo menos, não totalmente verdadeiras? Então, toda a base precisa ser reconstruída, de baixo para cima.

 Por que sentimos necessidade de comer de manhã, mesmo quando não estamos com fome? Por que presumimos que falharemos quando nem mesmo tentamos?

Que outras suposições estamos tomando como certas que podem desmoronar em um exame mais aprofundado?

Não aceite informações por autoridade até que você as investigue sozinho.

Como suposições, obter informações sobre autoridade pode ser útil. Em vez de verificar novamente tudo o que alguém diz, tendemos a rotular as informações como provenientes de uma fonte confiável ou não confiável. 

Isso nos impede de verificar todas as informações que chegam até nós, economizando tempo e energia. Mas também nos impede de chegar ao fundo das coisas que percebemos como vindo de uma fonte confiável, mesmo quando isso não acontece. Só porque foi publicado em uma revista ou transmitido pela TV não significa que seja necessariamente verdade.

Adquira o hábito de usar seu instinto para investigar informações questionáveis. Se seu instinto não estiver satisfeito com uma explicação, peça à pessoa que explique. Se você não questionar um fato, leia sobre ele você mesmo. Em breve, você desenvolverá um bom senso do que merece mais pesquisa e o que você determinou ser verdade em seu próprio julgamento.


Questione coisas 

Você já leu sobre as suposições e questiona figuras de autoridade. Agora você está prestes a questionar … tudo? Se você não sabe o que fazer, ou não faz as perguntas em primeiro lugar, você também pode não obter a resposta. 

Encontrar a resposta, e encontrá-la com elegância, é a essência do pensamento crítico.

Pense em vários movimentos à frente. 

Não pense apenas um ou dois passos à frente. Pense em vários. Imagine que você é um grande mestre do xadrez que está duelando com alguém com a capacidade de pensar dezenas de movimentos à frente, com centenas de permutações. 

Você tem que combinar inteligência com ele. Tente imaginar os possíveis futuros que o problema em que você está trabalhando pode assumir.

Entenda todas as suas opções. 

Quando você deseja usar suas habilidades de pensamento crítico para agir – porque a filosofia da poltrona pode envelhecer depois de muito tempo -, é útil saber quais são suas opções. Coloque-os todos lá fora e, em seguida, pondere as opções. Frequentemente, acreditamos que estamos presos a apenas uma opção, quando outras opções estão disponíveis.


Fracasse até ter sucesso. 

Não tenha medo diante do fracasso. O fracasso é apenas outra maneira de descobrir o que não funciona. 

Use o fracasso a seu favor, aprendendo com as lições. O mito popular por aí é que pessoas de sucesso nunca falham, quando a verdade é que pessoas de sucesso falham até terem sucesso, ponto em que seu sucesso é a única coisa visível.

Conclusão

Desenvolver seu senso crítico é muito importante na hora de montar a sua redação, com essas dicas você vai conseguir começar a treinar. 

Se gostou do artigo deixe seus comentários, pois sempre respondemos. 

Deixe um comentário